18 de fevereiro de 2013

Ágata pedra preciosa poderosa

 A ágata é uma pedra preciosa multicolorida da família do quartzo, utilizada na produção de joias, semi joias e objetos decorativos. Muitos acreditam que ela é poderosa: atrai amizade, promove a justiça e trasmite muitos outros benefícios. Os povos antigos usavam as ágatas como amuletos em forma de pingentes e anéis.
Pingente com ágata


    O maior produtor mundial é o Brasil. O Rio Grande do Sul produz esta gema desde 1830, de onde derivam os mais belos exemplares e o maior volume da produção. Extrai-se ágata também em Minas Gerais e Bahia, bem como em outro país da América do Sul, o Uruguai, cujas jazidas são um prolongamento das jazidas do Rio Grande do Sul. 
    Veja as propriedades de algumas variedades de ágatas, que recebem diferentes nomes de acordo com as cores (com desenhos distribuídos em faixas paralelas, retas e/ou curvas):

  • Ágata Rosa: transmite calma, tolerância e amor, especialmente nos relacionamentos. Harmoniza nossas necessidades e desejos.
  • Ágata Verde: auxilia no processo de cura e no tratamento de doenças, fortalecendo o sistema imunológico do corpo físico, promovendo a saúde.

  • Ágata Bege:  desenvolve a coragem, a autoconfiança e a vitalidade. Ajuda no reconhecimento dos verdadeiros amigos e nos problemas ligados à justiça. 
  • Ágata Azul: traz sensações de bem-estar, paz e felicidade, protegendo o seu usuário de tudo o que é ruim, promove a calma. Fisicamente pode ser usada para auxiliar nos tratamentos de problemas auditivos.

  • Ágata de Fogo: seu tom avermelhado proporciona vitalidade e força, tanto física, quanto psíquica. É conhecida como a pedra da disposição. 
  • Ágata Dendrita: Afasta o medo, os obstáculos e nos dá determinação. Estimula o equilíbrio físico e mental. Auxilia o sistema circulatório e digestivo.
 
  •  Ágata Lilás: tem efeito suave sobre nossa alma, trazendo à tona a consciência da espiritualidade e da energia universal que alimentam nosso espírito.
  • Ágata Musgo: atua no tratamento dos sentidos e da emoção. Nos faz recordar sonhos que podem ser premonitivos. Inspira a felicidade e a consciência ecológica. De acordo com as lendas Árabes, a ágata musgo ajuda a distinguir entre verdadeiros e falsos amigos.

   Objetos decorativos feitos de ágata - pirâmides.


Adornos com ágata: anel, pingente, brincos e bracelete. 

2 comentários:

  1. São muito bonitas, eu não conhecia tais pedras.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estas pedras são maravilhosas!
      Obrigada pelo comentário e sucesso para você também!

      Excluir

Agradeço a sua visita e seu comentário.